A Praia Fluvial do Vimieiro, situada no rio Alva, concelho de Penacova, foi eleita a “Praia Fluvial do Ano”. A distinção resulta da votação promovida pela revista “Guia das Praias Fluviais” e cuja escolha foi feita através do voto dos portugueses.
“É um prémio que valoriza a excelência da zona balnear do Vimieiro”, salienta Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova. Para o autarca este prémio “é fruto de muito trabalho e dedicação de diversas entidades, ao longo dos anos, sobretudo da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego e do próprio município”.
A praia fluvial do Vimieiro foi a mais votada entre mais de duzentas praias e zonas de lazer, de norte a sul do país, logo seguida pelo Reconquinho. “É o reconhecimento da qualidade inequívoca das nossas praias e do cuidado que temos tido neste tipo de equipamentos. Não temos dúvidas nenhumas que o Vimieiro e o Reconquinho são locais turísticos que se afirmam, cada vez mais, no contexto nacional”, adianta Magda Rodrigues, vice-presidente do município, com o pelouro das praias fluviais.
De acordo com a revista “Guia das Praias Fluviais”, a praia do Vimieiro obteve 7.357 votos e a praia do Reconquinho 6850 votos. A atribuição do galardão “Praia Fluvial do Ano” resulta de uma votação online (www.praiasfluviais.pt) promovida pela publicação. São elegíveis para votação todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas anualmente pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e uma selecção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal – identificadas na lista com a designação (NC). A votação decorre todos os anos até Dezembro e os prémios são entregues na época estival seguinte.
A revista “Guia das Praias Fluviais” tem uma tiragem de 120 mil exemplares e é de distribuição gratuita.