A semana traz consigo mais um aumento nos preços dos combustíveis. A gasolina 95 deverá manter uma evolução estável nas cotações em euros, no entanto, é esperado um incremento de 1 cêntimo por litro no preço do gasóleo.
Os postos de abastecimento situados nas proximidades de hipermercados, que têm ganhado popularidade devido à escalada dos preços dos combustíveis, seguem também as tendências do mercado. Conforme as previsões, durante a semana é esperado um aumento de cerca de 0,0024 euros no preço da gasolina 95 e cerca de 0,0115 euros no gasóleo.
Os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que o preço médio por litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,823 euros, enquanto o do gasóleo é de 1,693 euros. Ambos os valores representam os patamares mais elevados alcançados em 2023.
Vale a pena notar que os preços podem variar entre os diferentes postos de abastecimento, pois o valor fixado na rede considera elementos como o nível de concorrência, a oferta e a procura em cada mercado, bem como os custos fixos associados a cada posto.
Esta será a segunda semana consecutiva em que o preço da gasolina 95 se mantém inalterado, após quatro semanas consecutivas de aumento. Por sua vez, o gasóleo subiu 13,5 cêntimos nas últimas três semanas, acrescido do descongelamento gradual da taxa de carbono proposto pelo Governo, que resultou num acréscimo adicional de 2 cêntimos. Em resumo, atestar um depósito de 60 litros de gasóleo ficou 9,3 euros mais caro durante o período mencionado.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo registou 16 descidas e 15 aumentos. No caso da gasolina, a situação difere ligeiramente: houve 16 aumentos, 13 descidas e dois períodos em que o preço permaneceu inalterado, como indicado pela DGEG. Durante este período, o gasóleo está actualmente mais caro em 5,9 cêntimos em comparação com o início de 2023, enquanto a gasolina 95 aumentou 15,3 cêntimos.
Portugal ocupa a 8.ª posição na tabela dos preços mais elevados da gasolina 95 na União Europeia, ficando 2,2 cêntimos acima da média europeia e 14,3 cêntimos mais cara do que em Espanha. No que diz respeito ao gasóleo, o país está em 10.º lugar neste ranking europeu.