A coreógrafa e bailarina espanhola Olga Mesa traz à cidade de Coimbra a ante-estreia do seu mais recente espectáculo “Una Mesa Propria (danza de manos)”, que acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB). O espectáculo é o ponto culminante de uma residência artística realizada no TCSB ao longo de onze dias e faz parte da programação do 45.º Citemor – Festival de Montemor-o-Velho.
“Invento uma prática para aprender a respirar enquanto escrevo: escrevo e falo ao mesmo tempo. Insisto no acto espontâneo e militante de escrever em voz alta, filmar e mover-me com uma câmara na mão. Estou a construir uma cartografia de presenças que nos transportem para esse horizonte que busco, um horizonte de resistência(s) à escala humana e íntima”, revela a própria artista sobre o processo criativo de “Una Mesa Propria”.
O espectáculo é uma paisagem em movimento que representa os lugares de uma sensibilidade ao mesmo tempo pessoal e colectiva, onde se cruzam figuras femininas inspiradoras como Virginia Woolf, Olga Preobrajenskaïa e Isadora Duncan, juntamente com presenças mais quotidianas, como mãe, irmã e amiga. Olga Mesa explora o acto íntimo de se ver dançar, criando uma cartografia de presenças que levam o público a uma viagem de homenagens e cumplicidades.
A estreia oficial de “Una Mesa Propria” está marcada para Janeiro de 2024 em Estrasburgo, cidade onde a artista está sediada desde 2005. No entanto, os espectadores em Coimbra têm a oportunidade única de assistir à ante-estreia deste espectáculo.
Olga Mesa é uma das principais referências da dança contemporânea em Espanha e na Europa. A coreógrafa é reconhecida pela sua abordagem ecléctica e trabalho em diferentes campos artísticos, como dança, música e teatro.
Os interessados em assistir a “Una Mesa Propria (danza de manos)” podem reservar lugar através dos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt. Neste espectáculo do Citemor, o preço do bilhete é determinado pelo espectador, garantindo que todos têm a oportunidade de participar e desfrutar neste momento artístico.