Regina Pinto, coordenadora executiva e cofundadora do grupo de acção local CoimbraMaisFuturo, faleceu subitamente esta terça-feira, aos 59 anos de idade.
A Câmara Municipal de Coimbra, através do seu presidente José Manuel Silva, lamenta o súbito falecimento de Regina Pinto, até à data coordenadora executiva do grupo de acção local CoimbraMaisFuturo.
“Pessoal e institucionalmente, lamento profundamente a morte de Regina Pinto e manifesto sentidas condolências e total solidariedade à família e aos amigos perante esta inusitada perda”, refere o presidente da Câmara de Coimbra. “Será sempre lembrada pela sua permanente e extraordinária dedicação e alegria no trabalho e como uma lutadora sem tréguas na área do desenvolvimento local e do associativismo, especialmente na defesa da região de Coimbra”, acrescenta José Manuel Silva.
“Ainda recentemente, no passado dia 27 de Julho, foi possível apreciar a capacidade de liderança de Regina Pinto e a impressionante dinâmica e competência na Assembleia de Parceiros da CoimbraMaisFuturo”, refere José Manuel Silva, para acrescentar: “Se há pessoas insubstituíveis, Regina Pinto é uma delas e ficará para sempre como um exemplo na nossa retina, no nosso coração e na nossa memória”.
Recorde-se que Regina Pinto assumiu as funções de secretária-geral do recente Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra. Foi ainda cofundadora da Federação Minha Terra (Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local), na qual desempenhou o cargo de presidente da Direcção e da Assembleia Geral; bem como conselheira no Conselho Económico e Social; integrou também a Comissão de Acompanhamento do Mais Centro, o Conselho Regional do Centro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Conselho Coordenador e o Grupo de Trabalho da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente do Centro.
“Neste momento de irreprimível dor e profundíssima consternação, o Município de Coimbra manifesta e endereça os mais sentidos pêsames à família, aos amigos e a todos os associados da CoimbraMaisFuturo” – expressa a autarquia conimbricense.
Também o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, já expressou o seu pesar pelo falecimento de Regina Pinto: “Uma da mulheres mais fantásticas e intelectualmente conhecedora do mundo rural. Conhecia há 45 anos. Ficámos amigos muito chegados. Regina, hoje dia 1 de Agosto de 2023 começou a obra do canal adutor do Pranto. A ti e ao Capoulas devo essa obra, sem o teu empenho…. Não teríamos avançado”.
As cerimónias fúnebres de Regina Lopes terão lugar amanhã, quarta-feira, a partir das 10h30 na Capela Mortuária da Igreja de São José, em Coimbra. A missa realiza-se no mesmo local pelas 14h30, após a qual o corpo seguirá para o Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro.
“Neste momento de imensa tristeza”, a CoimbraMaisFuturo “presta condolências e os mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”.