Na semana da pré-jornada Mundial da Juventude, um grupo de 95 jovens espanhóis vindos da cidade de Real, em Espanha, reuniu-se em São João do Campo para concretizar um projecto ambicioso: pintar um mural alusivo ao evento, com a imagem do Papa Francisco, numa parede com 18 metros de extensão.
Sob a coordenação da equipa organizadora da semana da pré-jornada (Dias nas Dioceses) nesta paróquia, a ideia surgiu colectivamente e foi desenvolvida ao longo de duas semanas antes do início do evento. O desenho do mural passou por vários processos criativos, com o objectivo de seguir a linha gráfica da Jornada Mundial da Juventude, bem como de representar a freguesia dos peregrinos, a freguesia de acolhimento, os jovens participantes e o Papa Francisco como símbolo central do evento.
O mural foi projectado na parede do salão paroquial e, ao longo da semana da pré-jornada, os peregrinos dedicaram-se a colorir e dar vida à obra de arte. Além do trabalho conjunto dos jovens, um talentoso artista local também contribuiu para a pintura, garantindo que o mural se tornasse uma representação magnífica da Jornada Mundial da Juventude em São João do Campo.
A iniciativa deste projecto não se limitou apenas a homenagear o maior evento de jovens do mundo. Além disso, procurou valorizar o património e o turismo da vila, incorporando elementos que representam a sua identidade, como fontanários, largos, cruzeiros e a igreja local.
Para a equipa organizadora, ver o mural tomar forma e ser concretizado foi “um sonho tornado realidade”. O entusiasmo dos jovens peregrinos espanhóis demonstrou o poder da união e da expressão artística como formas de celebrar a fé, a cultura e a amizade que a Jornada Mundial da Juventude promove.