Desde o dia 21 de Julho, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) passou a contar com três robôs que prometem melhorar a experiência dos utentes e optimizar o transporte interno de medicamentos, amostras de laboratório e alimentos.
Os robôs, baptizados de SwiftBot, foram desenvolvidos para cumprir duas funções principais: guiar os utentes aos diversos serviços disponíveis no hospital e efectuar entregas de mercadorias. Inicialmente, dois dos robôs estarão posicionados na portaria principal, onde irão auxiliar os utentes a encontrar serviços como a Imagiologia, Consulta Externa de Pediatria, Hospital de Dia de Diabetes, Serviço de Farmacêuticos, Nutrição e Dietética, Medicina Física e Reabilitação, Serviço de Urgência e Internamentos. O terceiro robô terá o ponto de carregamento próximo aos Serviços Farmacêuticos, facilitando o transporte seguro de medicamentos.
Além de serem capazes de realizar ambas as tarefas, os robôs são equipados com compartimentos de entrega totalmente fechados e activam as portas por meio de códigos pessoais, garantindo a segurança, higiene e privacidade dos itens transportados.
Esses robôs inovadores utilizam algoritmos avançados para analisar o ambiente em tempo real, permitindo-lhes navegar em espaços complexos e dinâmicos. Eles têm a capacidade de recuar ou mudar de direcção para evitar obstáculos e, ao identificarem pessoas próximas, param para permitir que elas passem antes de continuar a sua rota. Além disso, os robôs estão conectados a outros dispositivos e infra-estruturas do hospital, o que lhes permite utilizar elevadores de forma autónoma. Também estão equipados com um botão de alarme para serem parados caso seja necessário.
Nas próximas semanas, serão desenvolvidos materiais gráficos para identificar os trajectos dos robôs e pontos de paragem, e serão fornecidas formações para a sua operação. Gradualmente, novos trajectos e locais de paragem serão introduzidos, aprimorando ainda mais a eficiência do serviço prestado.
O projecto Roboplus, que viabilizou a implementação dos SwiftBots, é co-financiado a 85% pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020, do Fundo Social Europeu.