Coimbra  2 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra avança com empréstimo de 10 milhões para investimentos

18 de Julho 2023 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra avança com empréstimo de 10 milhões para investimentos

O Executivo da Câmara de Coimbra discute na quarta-feira, em reunião extraordinária, uma proposta de um empréstimo de 10,5 milhões de euros (ME) para vários investimentos previstos no concelho.

O documento propõe a adjudicação de um empréstimo no valor de 10,5 milhões de euros, pagos ao longo de 20 anos, à Caixa Geral de Depósitos (foram consultadas sete instituições bancárias) para dar resposta a projectos em execução e outros projectos novos, “cuja dotação definida se verifica insuficiente”.

Entre os investimentos elencados no documento, que será discutido na quarta-feira, está a empreitada de requalificação do edifício dos Paços do Concelho, que está estimada em 1,6 milhões de euros, e o projecto e construção do novo Arquivo Municipal de Coimbra, orçado em 4,1 milhões de euros, numa obra projectada para avançar na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

O total do empréstimo visa financiar a maioria de um investimento previsto do Município de 15,3 milhões de euros, dos quais dois projectos (a construção do novo Arquivo Municipal de Coimbra e a reabilitação dos Paços do Concelho) prevê-se que possam vir a ter apoio de fundos comunitários, estimando-se que os custos totais para a autarquia serão de 12,4 milhões de euros.

A compra de um imóvel na Praça do Comércio para acolher empresas (600 mil euros) e de dois prédios (cerca de 600 mil euros) na Baixa de Coimbra, tendo em vista a construção de uma residência de estudantes, são outros dos gastos definidos.

De acordo com o documento, nos investimentos previstos estão também 745 mil euros para a compra de um terreno urbano em Eiras, a aquisição de terrenos para o iParque, a estabilização de taludes na Estrada de Coselhas, a requalificação da Estrada de Eiras (obra em execução) e a construção de novas redes de águas pluviais (1,5 milhões de euros).

Nas empreitadas associadas ao empréstimo, está ainda perspectivado um investimento de 1,1 milhões de euros na estabilização da encosta poente do Convento São Francisco, 575 mil euros para a revisão dos projectos de execução do Centro Cívico do Ingote e 748 mil euros para a ampliação e requalificação da Escola Básica da Conchada.

Para além deste empréstimo de 10,5 milhões de euros, o Executivo da Câmara de Coimbra vai também votar a contração de crédito no valor de 2,83 milhões de euros para o aumento da participação de capital do Município no fundo imobiliário Coimbra Viva, que opera na Baixa da cidade.

Também será discutida a renegociação do empréstimo para a construção do Estádio Cidade de Coimbra (aquando do Euro 2004), inicialmente contratualizado com o banco Dexia e que se propõe agora que passe para a Caixa de Crédito Agrícola, que apresenta melhores condições para o pagamento dos 6,3 milhões de euros que faltam liquidar.