A Encerrado para Obras e a Câmara Municipal de Góis apresentam, amanhã (11), pelas 18h00, na Praia Fluvial da Peneda, em Góis, o projecto “Voz dos Avós da Nascente até à Foz”.
Este projecto de Arte e Envelhecimento Activo é apoiado pela Direcção-Geral das Artes e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contando com a parceria financeira e logística das autarquias de Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Vila Nova de Poiares e Junta de Freguesia de Ceira, bem como das Santas Casas da Misericórdia da Lousã, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares. Conta ainda com parceria logística de mais de duas dezenas de IPSS, Associações Culturais e de Desenvolvimento Local e Juntas de Freguesia.
“Voz dos Avós da Nascente até à Foz” está a decorrer desde Setembro de 2022. Contou com uma vasta recolha de histórias junto da população sénior, dando azo à criação de uma obra fonográfica com doze canções originais e uma exposição de pintura pelos utentes da ANAI. O projecto inclui ainda uma exposição de fotografia e um filme de apresentação do território.
Ao todo, no decurso do projecto, terão sido realizadas cerca de 60 sessões de trabalho com a população idosa, abrangendo mais de 1200 pessoas.
Cerca de 80 seniores dos 7 concelhos parceiros participaram de forma mais activa, integrando os coros das canções no disco. Alguns destes cantores irão ainda participar ao vivo, durante os concertos de apresentação.
O lançamento do CD e do filme, bem como a inauguração da exposição, irão ter lugar a 11 de Agosto, em Arganil, concelho onde nasce o rio Ceira. De seguida, concerto, filme e exposição irão circular pelos vários concelhos até ao dia 23 de Setembro, data do último concerto, que terá lugar em Ceira, localidade onde o rio desagua no Mondego.