Com o lema “Vamos voar, as diferenças ficam em terra”, a Associação Cívica “Cavaleiros do Céu” proporcionou um baptismo de voo a 25 utentes da Fundação ADFP, entre eles jovens com deficiências do CACI – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, e crianças da Residência Fraternidade/LIJ – Lar de Infância e Juventude.
“Os cavaleiros do céu com as suas asas voadoras oferecem a todas as crianças com deficiências o seu sonho de voar e contemplar o infinito do céu. Estes senhores do céu querem dar a quem mais quer aceitar, uma forte emoção, uma grande admiração e uma longa recordação que se guarde bem no coração. A vista perde-se em terra, o sentimento fica no ar, com vontade de voltar as diferenças não são para comparar. Vamos voar, as diferenças ficam em terra!”, conclui a ACCC, que conta com o apoio de diversos patrocinadores, e com o Município de Leiria para a organização desta iniciativa, que se realiza no Aeródromo de Leiria.
Esta actividade decorreu com a participação especial do cantor, apresentador e humorista, João Paulo Rodrigues, figura conhecida da televisão portuguesa e padrinho deste evento, com quem os utentes puderam interagir enquanto esperavam para realizar o seu baptismo de voo, onde puderam observar bem de cima o castelo, estádio, e muitos outros pormenores da cidade de Leiria.
“Os céus de Leiria encheram-se de alegria. Graças aos Cavaleiros do Céu concretizámos o Baptismo de Voo do LIJ e CACI! Foi incrível!”, indicou Andreia Antunes, directora Técnica do CACI, e uma das acompanhantes dos utentes da FADFP nesta actividade, juntamente com Catarina Alves, Técnica e Animadora no CACI, e ainda o Professora da Área de Educação Física, Francisco Silva.
“A Fundação ADFP agradece novamente à Associação Cívica Cavaleiros do Céu por ter proporcionado aos nossos utentes esta maravilhosa experiência”, realçou a directora Técnica. “Permitir novas descobertas e experiências, promover a interacção com o meio, a promoção do convívio intergeracional com utentes de outras instituições, e estimular a autoconfiança e interajuda, são alguns dos objectivos da realização desta actividade, para além de terem também dançado na pista de dança do aeródromo onde estava presente um DJ, terminando o dia com um magnífico convívio e momentos de partilha e reflexão, num piquenique em Leiria”, sublinharam as técnicas do CACI.
A Fundação ADFP é a mais ecléctica e inclusiva instituição do 3.º Sector em Portugal, tendo como objectivos primordiais promoção e incentivo de todas as actividades promotoras de interacção, integração e inclusão, proporcionando novas vivências, experiências e emoções fortes.