Amanhã (sexta-feira), pelas 16h00, realiza-se a cerimónia comemorativa do 44.º aniversário do Politécnico de Coimbra, no Convento São Francisco, com a presença de Augusto Santos Silva.
A sessão contará com intervenções institucionais, seguindo-se uma conferência a cargo do presidente da Assembleia da República. Augusto Santos Silva, que é doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e autor de várias obras nas áreas da sociologia e do pensamento político.
Segue-se a atribuição dos Prémios do Politécnico de Coimbra, que destacam os méritos desportivo e científico e ainda o envolvimento social e cultural de membros da comunidade do IPC, sejam estudantes, diplomados há menos de um ano, docentes, investigadores ou profissionais não docentes.
Este ano, os prémios apurados inserem-se nas categorias de Prémio Atleta, Prémio Ciência & Inovação, Prémio Sociedade e Prémio Inspirados pela Coragem. Estas distinções baseiam-se no reconhecimento, na valorização e na promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional.
Fruto de uma parceria, será também atribuída uma bolsa de mérito ao diplomado do IPC cuja média de conclusão de licenciatura foi a mais alta no ano levtivo 2021/22.
A cerimónia conta depois com um tributo à História do Politécnico de Coimbra, em que serão homenageados docentes e trabalhadores não docentes aposentados e/ou com mais de 35 anos de serviço na instituição.
Para o presidente do IPC, Jorge Conde, no momento em que se assinalam os 44 anos da criação da instituição, e face ao crescimento da mesma, “é indiscutível que hoje há mais Politécnico de Coimbra”. “A região, o país e o mundo têm aumentado o conhecimento e o reconhecimento que de nós têm, graças a um trabalho empenhado dos que aqui trabalham no ensino, na investigação, na ligação à comunidade, na internacionalização e em todos os serviços que mantêm e dão visibilidade ao trabalho feito”, refere.