Ontem (5), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, foi assinado o contrato para a requalificação da primeira fase da Estrada Nacional 344, a principal via de entrada no concelho.
O trecho a ser intervencionado na EN344 estende-se por aproximadamente 7,7 quilómetros, desde a Vila de Pampilhosa da Serra até ao cruzamento para a aldeia de Maria Gomes. A empreitada, no valor de 11.882.355,29 euros, foi adjudicada à empresa JJR & Filhos SA pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Esta obra era há muito desejada pela autarquia e pela população. Após insistência junto das entidades governamentais, o projecto começou a tornar-se uma realidade após a assinatura do primeiro acordo de gestão entre o Município e a IP em Abril de 2018. A assinatura deste acordo permitiu à Câmara Municipal assumir compromissos e obter financiamento para a obra. Segundo Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal, “esta estrada não é apenas mais uma, mas sim uma estrada que verdadeiramente promove a coesão”.
“Não devemos considerar que uma estrada que serve menos habitantes é menos prioritária do que outras”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que, para atrair mais pessoas para o interior, é necessário começar por alguma coisa, e as infra-estruturas são determinantes nesse processo. No dia que marcou o início da requalificação da primeira fase, Jorge Custódio mencionou que a Câmara Municipal já está a trabalhar no próximo passo, tendo assinado um novo protocolo com a Infraestruturas de Portugal para o projecto da segunda fase.
Durante a apresentação do projecto, a cargo do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, foi anunciada uma alteração significativa das características geométricas da estrada existente, bem como o alargamento da plataforma rodoviária, visando melhorar a velocidade de circulação e os níveis de segurança. A intervenção incluirá trabalhos de terraplenagem, reforço e melhoria do sistema de drenagem, reabilitação funcional do pavimento e substituição/adaptação dos equipamentos de sinalização e segurança.
O momento da assinatura do contrato contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, que destacou o cumprimento de um compromisso assumido, especialmente após os incêndios de 2017. O secretário de Estado reconheceu que os territórios afastados das auto-estradas e linhas férreas necessitam de atenção e salientou que a rede rodoviária do país é desequilibrada e sobredimensionada. O Plano de Recuperação e Resiliência surge como uma oportunidade para corrigir essas assimetrias, permitindo incluir projectos de pequena e média dimensão. Frederico Francisco enfatizou que, além da mobilidade, é necessário focar-se cada vez mais na acessibilidade.