O Departamento de Polícia da Figueira da Foz reforçará o patrulhamento na área da praia e nos pontos turísticos do município até 15 de Setembro, com o apoio da Unidade Especial de Polícia (UEP) ou do Comando de Coimbra.
O comissário Augusto Freitas, comandante da Divisão da Figueira da Foz, explicou que a operação “Verão Seguro” envolve o aumento da visibilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), especialmente aos fins-de-semana, até o final de Julho.
“A partir de Agosto, haverá uma presença mais regular, à medida que o número de turistas aumenta, incluindo a presença de emigrantes”, destacou.
A visibilidade policial “também será reforçada por meio da implementação de patrulhas ciclísticas, aproveitando as férias escolares e o pessoal do programa de Policiamento Integrado de Proximidade, já que as ciclovias da cidade próximas à área da praia facilitam essa abordagem”.
De acordo com o comissário Augusto Freitas, a acção policial se concentrará principalmente nas áreas de praia e locais com grande fluxo turístico, como áreas de vida nocturna, onde a presença policial será permanente.
Os recursos utilizados nesta operação deste ano, que começou no dia 15 do mês de Junho, são semelhantes aos utilizados nos anos anteriores.
Além do “Verão Seguro”, a PSP também estará envolvida nas operações “Portugal Safe Place”, com o objectivo de fornecer informações a cidadãos estrangeiros, “Chave Directa” para monitorar as residências das pessoas que vão de férias, e “Estou Aqui” para distribuir pulseiras às crianças, caso se percam dos pais.
“No domingo, estaremos distribuindo essas pulseiras e o programa em conjunto com a Altice, que é parceira da PSP, perto das muralhas de Buarcos”, afirmou o comandante da Divisão Policial da Figueira da Foz.
Durante este período, a PSP também intensificará as operações de fiscalização rodoviária nas ruas mais movimentadas da cidade, utilizando radares e operações de patrulhamento, além de prestar atenção ao estacionamento, “que sempre fica caótico nessa época”.