O município de Penacova irá distinguir, hoje, o investigador e professor universitário Nelson Correia Borges, durante a cerimónia de encerramento do congresso internacional “O Mosteiro de Lorvão no tempo de Catarina de Eça (1471-1521)”.
O congresso, organizado pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e pela Câmara Municipal de Penacova, está a decorrer desde ontem, no Mosteiro do Lorvão, no distrito de Coimbra.
O evento conta com a participação de alguns dos mais reputados investigadores nacionais e internacionais de História da Arte. A abertura foi marcada pela intervenção do historiador Roger Lee de Jesus, que abordou o tema “Portugal em expansão e os novos mundos”.
“É uma enorme honra e um elevado prestígio acolher no nosso concelho, e especialmente no Mosteiro de Lorvão, um congresso desta natureza, com oradores tão prestigiados e uma plateia tão apaixonada por História da Arte. Graças a este evento internacional, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a importância histórica do nosso mosteiro”, salientou o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.
Durante a cerimónia de encerramento, que terá lugar hoje, o município de Penacova prestará homenagem ao investigador Nelson Correia Borges, em reconhecimento ao seu contributo para a investigação e para a divulgação do património cultural da região.
Nelson Correia Borges é reconhecido pelos seus estudos e publicações sobre o Mosteiro de Lorvão, contribuindo significativamente para o conhecimento da história e arte deste importante monumento.
A distinção é um gesto de reconhecimento e gratidão pelo seu empenho e dedicação à preservação e valorização do património histórico e cultural de Penacova.