Coimbra  24 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho inaugura escultura evocativa à queijada de Pereira

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho inaugura escultura evocativa à queijada de Pereira

Foi inaugurada, na passada terça-feira, a escultura evocativa à queijada de Pereira, na rotunda junto à Rua da Ponte do Paço, em Pereira, em Montemor-o-Velho.

Segundo o presidente do Município, Emílio Torrão, que esteve presente na sessão de inauguração, “esta é a porta de entrada para todos aqueles que passam aqui possam ser estimulados e convidados a visitar Pereira e os produtores de queijadas”.

Como informa o autarca, “está hoje completo um ciclo que atravessa dois mandatos”. A ideia de construir este monumento partiu do anterior Executivo da Junta de Pereira e, desde então, o “actual elenco” tem vindo a solicitar a sua construção.

Agora, a vila “está honrada naquilo que de melhor lhe diz respeito. Há muitas obras em Pereira de que eu posso falar, mas essa, em particular, é a mais visível e espectacular, porque toda a gente vai ver”, acrescenta.

Emílio Torrão afirma estar “orgulhoso” do resultado e parabenizou o criador da obra, Gonçalo Cristo, arquitecto da Câmara de Montemor-o-Velho, “que efectivamente fez um bom trabalho”. “Não é fácil fazer aquilo que aqui está, a representação gráfica da queijada, por forma a que possa ser exposta e visível por todos os lados. É uma obra de arte”.

Na ocasião, destacou-se, ainda, o papel da mulher de Pereira na construção da tradição do fabrico da queijada, que se apresenta como economicamente relevante para a vila.

“Este monumento, para além da espectacularidade que tem, simboliza tudo isso: a irreverência das mulheres de Pereira, a luta que permanentemente fazem e o facto de nunca desistirem”, explica.

O presidente da autarquia encerra a afirmar que “começamos a honrar as tradições e valorizar aquilo que efectivamente é nosso”.