O Largo do Sagrado Coração de Jesus, localizado na freguesia de Meãs do Campo, passou por uma significativa renovação urbanística. No dia 19 de Junho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, juntamente com os vereadores do Executivo Municipal, o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Valente, membros do executivo e outros presidentes de junta, inaugurou as obras do novo largo e das melhorias realizadas em prol da circulação pedonal e rodoviária na área circundante.
Durante a cerimónia, Paulo Valente expressou o seu reconhecimento ao presidente municipal por “ter prometido e cumprido sua palavra em ajudar a desenvolver a freguesia de Meãs do Campo”. Ele lembrou que “o antigo lavadouro deu lugar a um novo espaço”, e destacou: “antigamente, as pessoas lavavam roupa e conversavam no lavadouro. Agora, elas têm um espaço renovado que acompanha o progresso dos tempos e convida ao convívio”.
Emílio Torrão, por sua vez, mencionou que “a obra atravessou dois mandatos” e agradeceu ao presidente de junta anterior e actual, explicando: “com este projecto, reconfiguramos o tráfego para que a circulação ocorra com menos velocidade na entrada da sede da freguesia, devolvendo às Meãs do Campo um espaço de lazer”. Antes de desafiar o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo a “organizar um evento no novo largo para que as pessoas possam desfrutá-lo”, Emílio Torrão enfatizou: “foi realizado um trabalho de engenharia notável na reparação da passagem hidráulica, e o novo largo confere maior visibilidade e dignidade à estátua do Sagrado Coração de Jesus neste local emblemático de Meãs do Campo”.
Além da reconstrução da passagem hidráulica, que representava um risco para a via existente, a empreitada incluiu a modificação da rede viária ao redor do Sagrado Coração de Jesus, com a implementação de um novo pavimento para lidar com o volume de tráfego. A área de lazer próxima à linha de água foi requalificada, com a criação de um sistema de drenagem de águas pluviais e a construção de passeios para aumentar a segurança e o conforto dos pedestres. O tamanho do largo foi ampliado, possibilitando a criação de áreas ajardinadas, caminhos internos e a instalação de mobiliário urbano, incluindo uma ponte pedonal de madeira sobre a linha de água.
A obra, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho como parte do plano de conservação e reparação de estradas e caminhos municipais, representou um investimento superior a 286 mil euros.