Coimbra  24 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada: “uma aposta ganha”

12 de Junho 2023 Jornal Campeão: Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada: “uma aposta ganha”

A Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, realizada entre os dias 3 e 11 de Junho, revelou-se “uma aposta ganha”, atraindo milhares de pessoas à cidade e impulsionando significativamente a economia local, especialmente no sector da restauração, que enfrentou uma procura tão intensa que, em alguns casos, esgotou a capacidade de resposta.

“A primeira avaliação que fazemos, com base nos comentários que recebemos, é extremamente positiva. Conseguimos alcançar dois objectivos: posicionar a feira como uma das principais feiras nacionais de artesanato e atrair milhares de pessoas para o nosso concelho, criando assim um impacto positivo significativo na economia local”, afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Apesar de alguns dias com chuva, foi evidente o interesse e o aumento de visitantes nas diferentes áreas do evento, especialmente nos dias com um cartaz mais forte, que contaram com as actuações de Fernando Daniel, Ivandro, João Pedro Pais e Rita Guerra, sendo que esta última encerrou o certame no dia 11 de Junho.

“Penso que conseguimos combinar um cartaz atractivo com os diferentes sectores da feira de forma bem-sucedida. As áreas das tasquinhas e o espaço ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’ registaram uma procura elevada, a Zona 231, a área desportiva e o palco das colectividades conseguiram mobilizar o seu público, e o artesanato apresentou, sem dúvida, uma melhoria qualitativa com a presença de artesãos de todo o país, resultado do reconhecimento e apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional”, destaca o autarca, acrescentando que “a feira ultrapassou os seus limites e reflectiu-se nos restaurantes, cafés e até mesmo em diversas lojas do concelho”, conforme relatado por vários empresários locais.

Nos próximos dias, será realizada uma avaliação mais aprofundada de todas as dinâmicas associadas à feira, que é o maior evento do município. “Há sempre espaço para melhorias, avaliaremos cada sector para que no próximo ano possamos apresentar um evento de qualidade aos habitantes da Mealhada e aos visitantes”, conclui António Jorge Franco.