O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, inaugurou, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, um mural alusivo à vida e obra de Manuel Fernandes Thomaz.
A iniciativa realizou-se no âmbito do projecto que o Município propôs desenvolver, este ano lectivo, aos Agrupamentos de Escola e Escola não agrupada do concelho, no âmbito da evocação dos 200 anos da morte de Manuel Fernandes Thomaz e integrado no Plano Nacional das Artes (PNA).
O contributo da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho para o projecto foi a criação de um mural com 16 metros de comprimento, que envolveu toda a turma do 11.º H e o professor da disciplina de Desenho, Jorge Borges.
Pedro Santana Lopes felicitou os artistas, os professores, os técnicos municipais e o PNA pela iniciativa.
“O que aqui está é bonito” referiu Santana Lopes, que salientou a referência cronológica, no mural, a duas datas tão significativas como a da morte de Fernandes Thomaz e a do cinquentenário do 25 de Abril.
O presidente da Câmara disse ainda que irá ponderar alternar as habituais cerimónias do 24 de Agosto, entre a Praça 8 de Maio, onde se encontra a estátua e os restos mortais do “Patriarca da Liberdade” e o mural inaugurado esta quarta-feira, para si “tão significativo e expressivo”.
Santana Lopes formulou votos para que a Escola “continue com esta excelência de que tanto se orgulha e faz jus”.
Marcaram presença na cerimónia a vereadora da Educação Olga Brás; o responsável na região para o PNA, António Cerdeira, o director da Escola Dr. Joaquim de Carvalho, Carlos Santos; a professora Manuela Amorim, interlocutora da escola com o PNL e o Município; docentes e técnicos municipais.
António Cerdeira salientou, em geral, a importância do PNL para a promoção das artes junto da comunidade escolar e, em particular, este projecto que o Município da Figueira da Foz desenvolveu junto com os estabelecimentos de ensino e que permite que os alunos fiquem cada vez mais conhecedores da história e património locais, através de um denominador comum, as artes.
De salientar que, este ano lectivo todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho aderiram ao Plano Nacional das Artes e, de alguma forma, todos os ciclos de ensino participaram no projecto da evocação do bicentenário da morte de Manuel Fernandes Thomaz.