No âmbito da participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra na FESTURIS, em Gramado, 14 operadores turísticos de vários estados do Brasil, como São Paulo e Santa Catarina, visitaram a cidade de Coimbra.
Ao longo de um dia, os operadores foram convidados a conhecer alguns dos diversos “postais” deste destino numa visita que foi acompanhada pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Alfredo Dias, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, e pelo vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Raul Almeida. A visita começou pela Universidade de Coimbra, acompanhada por técnico da UC, passou pelo Convento São Francisco, com o acompanhamento do coordenador Filipe Carvalho, e culminou com uma viagem na Barca Serrana “Ó da Roda” no Rio Mondego. Pelo meio, foi ainda possível degustar o melhor da gastronomia regional, como o “Bacalhau à Coimbra” e a doçaria conventual.
O objectivo desta visita, organizada pela CIM Região de Coimbra em conjunto com o Município de Coimbra, passou por conhecer uma parte da oferta turística da Região de Coimbra e oferecê-la aos clientes destes operadores, para que possam despertar o interesse dos clientes em conhecer este vasto território.
“A Região de Coimbra tem muito para oferecer, do mar à serra, dos desportos de natureza ao património cultural. Como puderem constatar nesta breve visita, Coimbra é um excelente ponto de partida para visitarem o nosso território, mas há muito mais para conhecerem e provarem (como o leitão à Bairrada, a chanfana ou o Maranho) em Coimbra e nos outros 18 concelhos desta Região”, afirmou Raul Almeida. “Por isso o desafio que vos deixo é que tragam os vossos clientes à Região de Coimbra e, certamente, não se vão arrepender”, concluiu.
Por sua vez, Francisco Veiga realçou que “o único lamento que tenho é que estejam apenas um dia em Coimbra, porque se estivesse 3 ou 4 dias iriam perceber melhor os encantos desta cidade e garanto que, mesmo assim, não conseguiriam ver tudo o que há em Coimbra”. Destacando os encantos o concelho, o autarca sublinhou ainda que “Coimbra é a única cidade neste país em que faz sentido a palavra que vocês tão bem conhecem, que é a saudade, por isso voltem a Coimbra e passem a sentir verdadeiramente a palavra saudade”.
Recorde-se que o Brasil é o sexto maior mercado emissor de turistas para Portugal, atrás da Alemanha, Inglaterra, Espanha, França e Estados Unidos (EUA), e o segundo maior fora da Europa.