Coimbra  11 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Experiência de fluxo contínuo na entrada do IC2 em Coimbra pode passar a definitiva

22 de Maio 2023 Jornal Campeão: Experiência de fluxo contínuo na entrada do IC2 em Coimbra pode passar a definitiva

A experiência de fluxo contínuo na rampa de acesso ao IC2 a partir da Casa do Sal em Coimbra, criada por causa dos concertos dos Coldplay na cidade, poderá passar a ser uma solução definitiva, admite a autarquia.

Durante a reunião do Executivo municipal desta segunda-feira, a vereadora com o pelouro dos transportes, Ana Bastos, destacou o “êxito” da operação, no que toca a mobilidade durante os quatro dias de concertos dos Coldplay, que trouxeram até Coimbra cerca de 200 mil pessoas.

Segundo a vereadora, foi possível evacuar as mais de 50.000 pessoas por dia em cerca de duas horas, considerando que, para isso contribuiu “significativamente” o “desempenho do nó da Casa do Sal”, zona de entrada e saída na cidade, seja para sul ou para norte.

A introdução, “a título piloto, de fluxo contínuo na subida da Casa do Sal para o açude-ponte garantiu um aumento substancial de capacidade” de escoamento, notou a vereadora eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra.

Durante os dias dos concertos, quem acedia à rampa de acesso ao Açude-Ponte através da Casa do Sal conseguia fazê-lo sem ter de parar na entrada do IC2, no Açude-Ponte, situação que normalmente provoca algum congestionamento de trânsito, nas horas de ponta.

“Esta solução já anteriormente proposta pela Câmara de Coimbra às Infraestruturas de Portugal será agora objeto de monitorização para eventual materialização futura”, admitiu Ana Bastos.

No período antes da ordem do dia, o vereador do PS José Dias, abordou várias questões relacionadas com a mobilidade, nomeadamente o regulamento associado à micro mobilidade.

O vereador, realçando que a micro mobilidade “não pode ser esquecida”, questionou o executivo sobre qual o “planeamento para a construção de novas ciclovias”.

Na resposta, Ana Bastos disse que a preparação do regulamento “está em andamento”, dando nota que também a rede de ciclovias está a ser delineada.

“Temos um plano base e iremos aprovar novos projectos”, disse, avançando que estão já definidos dois circuitos tidos como prioritários e que irão a reunião do Executivo “a muito curto prazo” para a expansão das ciclovias, que não serão apenas de lazer, mas “já de transferência modal”.