Coimbra  16 de Fevereiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reportagem: Viver de trocas foi “uma aventura saudável” para Andresa Salgueiro

20 de Maio 2023 Jornal Campeão: Reportagem: Viver de trocas foi “uma aventura saudável” para Andresa Salgueiro

Já imaginou como seria viver de trocas? Andresa Salgueiro, criadora do projecto “Believe in Portugal”, sim: propôs-se viver um ano, 11 dias, 11 horas e um minuto, com 1.111 euros, sempre a trocar tudo de que precisava.

“O objectivo desta iniciativa era, sobretudo, tornar-me mais sustentável, económica, saudável e feliz. E eu alcancei esses resultados”, contou Andresa ao “Campeão” e à Rádio Regional do Centro.

Esta aventura, que teve início em 2011 e prolongou-se até o fim de 2012, não foi apenas bem sucedida, como também superou as expectativas, já que Andresa utilizou uma quantia menor do que a estipulada (900 euros de 1.111).

A “Menina das Trocas”, como é conhecida, gostou tanto deste estilo de vida que decidiu mantê-lo por mais três anos, até 2015. Então, “resolvi voltar a trabalhar e fi-lo por sete anos [até 2022], porque, com o ´Believe in Portugal`, eu não tinha férias, era muito cansativo”. 

No entanto, como a empresa de eventos em que estava a trabalhar fechou, por conta da Covid-19, Andresa está desempregada, por isso decidiu voltar a fazer trocas.

“Neste momento, gostaria de dar palestras pagas, para ter algum dinheiro, e tudo o resto a trocar, para ter um pouco dos dois mundos, que é o que gosto. Mas continuo à procura de trabalho”, explica.

E, afinal, o que foi feito nos quatro anos (2011-2015) em que adoptou este estilo de vida? A Menina das Trocas alimentou-se das sobras de um colégio e, em troca, ajudou crianças a estudar, trabalhou num mercado biológico por comida, trocou roupas e calçados em lojas específicas para tal, actuou na parte administrativa de uma associação em troca de ração para os seus animais e trabalhou na CP (Comboios de Portugal) por um passe para transporte.

“Embora hoje em dia esteja mais difícil fazer trocas, quando comecei o projecto foi fácil e muito divertido. Tornei-me uma pessoa mais feliz e muito mais despojada de tudo. O que fica é que as pessoas gostam muito de ajudar, têm dificuldade em pedir, porque sentem-se um bocado inferiorizadas, mas gostam muito de contribuir”.

Em relação à saúde, Andresa criou um site em troca de uma consulta no dentista e, sobre alojamento, possui casa própria, mas ofereceu um quarto a uma pessoa, que teria apenas de pagar as despesas de água, luz e gás, em vez de uma renda. No entanto, conta que a maior parte dos 900 euros foram gastos neste sector.

Tal estilo de vida proporcionou à Menina das Trocas experiências únicas: criou uma grande rede de contactos; foi apresentadora de um programa televisivo em Lisboa (local em que vive) sobre estilos de vida mais sustentáveis (“Trocar as voltas à crise”); escreveu um livro (“Ler e ser 111% feliz”); viveu em 11 comunidades ecológicas; abriu uma loja de trocas na Torre Arnado, em Coimbra (não está em funcionamento no momento); organizou cerca de 80 feiras de troca num ano e deu várias palestras. 

Actualmente, Andresa já conseguiu um curso de inglês e, em troca, ofereceu trabalho administrativo à escola. Também permutou sessões de massagens pela actualização do site e das redes sociais do spa.

 

“O número 1 indica o início, já o número 11 a transformação. Por isso os escolhi”, explica Andresa Salgueiro

Fernanda Paçó
»» [Reportagem da edição impressa do “Campeão” de 18/05/2023]