Os apaixonados por videojogos vão poder conhecer e experimentar ou recordar esta forma de entretenimento, de forma gratuita, de 9 a 11 de Junho, no festival “Street Gaming Cantanhede”.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Cantanhede e pelo Museu Load ZX Spectrum, através da Associação Geração Spectrum, e conta com o apoio da MF/Gaming.
“É o primeiro festival relacionado com o ‘gaming’ com a possibilidade de evoluir futuramente para incluir outras áreas associadas à cultura ‘pop’, à banda desenhada, aos ‘board games’”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso.
O evento vai decorrer em dois espaços – numa tenda com uma dinâmica mais lúdica, de cerca de 400 metros quadrados, na Praça Marquês Marialva, e também no museu, situado mesmo ao lado desta Praça, que vai estar aberto ao público com uma exposição sobre a história do ‘gaming’.
É uma exposição que mostra a “evolução dos computadores e das consolas”, afirmou o cofundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum, João Diogo Ramos.
Haverá zonas para jogar com ‘arcades’ originais da época, uma zona de ‘retrogaming’ com computadores e consolas, e ainda equipamentos actuais, como, por exemplo, computadores portáteis para jogar Fortnite ou outros jogos.
“Para mim, não faz sentido um país tão pequeno como é Portugal, ter eventos no Porto, ter eventos em Lisboa e o centro de Portugal não ter um evento de grande referência”, sublinhou o responsável pela MF/Gaming, Marco Fresco.
Em simultâneo, vai decorrer o Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato. É um evento que assenta “numa grande componente lúdica e para responder aos interesses e expectativas das gentes do concelho, mas que tem também o objectivo de atrair um novo público à cidade”, concluiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.