Coimbra  18 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Eira da Brincadeira” eleva Pampilhosa da Serra a “Autarquia do Ano”

20 de Maio 2023 Jornal Campeão: “Eira da Brincadeira” eleva Pampilhosa da Serra a “Autarquia do Ano”

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra foi distinguida com o prémio “Autarquia do Ano” na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica” e subcategoria “Direitos das Crianças”, com o programa “Eira da Brincadeira”.

A cerimónia da 4.ª edição dos prémios Autarquia do Ano, dinamizados pela Lisbon Awards Group com o apoio do jornal online ECO, decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, e uma vez mais procurou homenagear os municípios e freguesias pelas suas práticas inovadoras nas mais diversas áreas.

Nesse sentido, este prémio reforça o reconhecimento nacional da boa prática que o Município de Pampilhosa da Serra está a implementar na Escola junto dos alunos do 1.º Ciclo, com o novo modelo de AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular – “Eira da Brincadeira”.

Nas “AEC Eira da Brincadeira” tudo começa com uma Assembleia, no início da semana, em que os alunos do 1.ºciclo inscritos, definem as actividades que vão realizar de segunda a sexta. Após 17 anos de implementação das actividades de enriquecimento curricular, o Município quis mudar o paradigma na tentativa de valorizar o brincar, enquanto factor determinante para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças.

Para Alexandra Tomé, vice-presidente e responsável pela área da Educação, “há vários anos que a autarquia vinha a reflectir nas actividades que estava a proporcionar às crianças”, sendo que na sequência de “muitas informações vindas de quem estuda estas matérias” e até de “recomendações do Director-Geral da Educação”, o objectivo passou por fazer com que “o espaço em que as crianças estão não seja exclusivamente a sala de aula” e “olhar muito mais para o espaço exterior, os recreios e o contacto com a natureza”.

A vice-presidente reforçou ainda que a Eira da Brincadeira “é um exercício de cidadania muito activa em que cada um tem a sua voz e o seu querer, que é escutado pelos adultos”. Neste programa, a aprendizagem, a educação e o bem-estar das crianças, assenta assim em valores como a autonomia, a solidariedade, a tolerância e o respeito por si, pelos outros e pelo meio ambiente.