A PSP fez esta sexta-feira um balanço “positivo” dos dois concertos da banda britânica Coldplay, em Coimbra, não tendo registado ocorrências significativas de ordem pública e de segurança.
Os dois primeiros de quatro concertos, no Estádio Cidade de Coimbra, decorreram na quarta e na quinta-feira. Os outros dois espectáculos estão agendados para sábado e domingo.
“O facto de o público aderir aos apelos para chegar cedo ao recinto do espetáculo tem contribuído decisivamente para que o processo de entrada decorra sem problemas de maior”, afirma, citado numa nota de imprensa, o responsável da área operacional do Comando Distrital da PSP de Coimbra, intendente Pedro Marques.
Outro dos factores a realçar é “a atenção que o público tem dado à lista de objectos proibidos, evitando demoras desnecessárias nas revistas”, acrescenta.
De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), do primeiro para o segundo concerto verificou-se uma “diminuição nos congestionamentos de trânsito”, que caracteriza a “saída massiva após o espectáculo”.
A PSP aconselha quem se encontrar do lado nascente do Estádio, junto ao Gira Solum, e, após o concerto, pretenda seguir para sul, a optar por utilizar a auto-estrada 13 (A13) e não a auto-estrada (A1), de modo a facilitar o escoamento de trânsito, seguindo o percurso – Circular Externa (direcção Portela) – A13 – A1 (Condeixa-a-Nova).
Se a opção for a A1, deve ir pela Circular Externa (direcção Coselhas/Casa do Sal) – Ponte Açude – A1 (Coimbra Sul) ou Ponte Rainha Santa – Itinerário Complementar 2 (IC2) – A1 (Condeixa-a-Nova).
Para quem pretende seguir para norte, o trajecto deve passar passa pela Circular Externa (direcção Coselhas/Casa do Sal) – IC2 – A1 (Coimbra Norte).
Se a intenção for seguir para oeste, o itinerário sugerido passa pela Circular Externa (direcção Coselhas/Casa do Sal) – IC2 – A14 (Coimbra Norte).
Por fim, para quem for para este, o caminho a seguir é a Circular Externa (direcção Coselhas/Casa do Sal) – IC2 – Itinerário Principal 3 (IP3).
A PSP de Coimbra planeou e tem em curso, para estes quatro espectáculos, um policiamento de “grande envergadura”, em diversos pontos da cidade, num total de mais de 150 efectivos das várias valências da Polícia de Segurança Pública.