O Politécnico de Coimbra (IPC), através dos seus Serviços de Acção Social (SASIPC), foi o anfitrião do primeiro “Encontro SASocial”, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia.
O SASocial é uma inovadora plataforma digital de acesso a serviços de acção social para estudantes, desenvolvida por instituições de ensino superior (IES), com fundos europeus e recentemente disponibilizada em opensource, segundo um modelo multiplataforma (web, móvel, quiosques e tv).
A plataforma pretende contribuir para modernizar os Serviços de Acção Social, melhorar a qualidade dos serviços prestados, e desta forma, tornar o ensino superior mais acessível e inclusivo.
O evento reuniu todos os dirigentes e técnicos dos Serviços de Acção Social das Instituições de Ensino Superior (IES) membros, e ainda, convidados de outras Instituições de Ensino Superior, num total de 160 participantes de 22 IES nacionais, para debater, promover e divulgar a Plataforma, partilhando experiências e avaliando o trabalho realizado.
Durante a sessão de abertura, o administrador dos SASIPC, João Lobato, realçou tratar-se do primeiro evento nacional anual da Comunidade SASocial, “acrescentando valor constante”, que pretende “que se debata e partilhe os fundamentos, funcionalidades e desenvolvimento da arquitectura da plataforma, mas também a partilha de boas práticas e experiências inovadoras com valor acrescentado para acção social, assim como políticas de acção e modelos de gestão”.
Sublinhou ainda a importância crescente do pilar acção social “centrado no bem-estar do estudante e numa visão holística e não caritativa”, como investimento acrescentando para o seu sucesso académico e elevado êxito das IES.
Já o presidente do IPC, Jorge Conde, referiu que este encontro, mais do que debater a plataforma SASocial, deve servir para reunir as pessoas que se dedicam à causa da acção social nas IES. “O facto de juntar pessoas de universidades e politécnicos de todo o país é um grande sinal para o Ensino Superior Politécnico português” e mostra que é possível “fazermos coisas em conjunto”.
O responsável afirma ainda que espera que da reunião de todos estes especialistas “saiam estratégias para uma alteração positiva no funcionamento dos serviços, nomeadamente estratégias que façam ver à tutela a necessidade de aumento do investimento nos serviços de acção social”.
Ao longo do dia decorreram diversas apresentações sobre a Plataforma SASocial e reuniões paralelas dos oito núcleos do SASocial, Alojamento, Alimentação, Comunicação, Informática, Saúde, Desporto, Bolsa de Colaboradores e Gestão Financeira.