Coimbra  16 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudo da Universidade de Coimbra serve de inspiração para exposição

17 de Maio 2023 Jornal Campeão: Estudo da Universidade de Coimbra serve de inspiração para exposição

Uma investigação sobre os anéis das árvores, da Universidade de Coimbra (UC), serviu de inspiração para uma exposição de um artista visual, que pode ser visitada a partir de quinta-feira na cidade do Porto.

O estudo foi realizado no Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Este trabalho serviu de base para a exposição “Atravessar a matéria do tempo”, de Marcelo Moscheta, aluno de doutoramento de Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, afirmou a UC.

A mostra está integrada na 3.ª edição da Bienal Fotografia do Porto e pode ser visitada de quinta-feira a 7 de Julho, no Porto.

Esta exposição “aproveita o estado cru de imagens de laboratório, reinterpreta-as, reconfigura-as e acrescenta camadas de diferentes matérias, numa analogia ao sistema de transformação das células que sustentam a árvore e, por conseguinte, a vida”, descreveu o artista visual.

“Atravessar a matéria do tempo” acolhida nos últimos meses pelo MedDendro Lab do CFE, integra um dos quatro núcleos expositivos da Bienal Fotografia do Porto, o núcleo “Sustentar”, que “promove a colaboração e troca de conhecimento entre artistas e cientistas, agentes sociais e culturais, municípios e empresas, para criar novos imaginários que possam contribuir para a promoção do desenvolvimento regenerativo das cidades”.

Organizada e produzida pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direcção-Geral das Artes, a Bienal Fotografia apresenta 70 artistas e 14 curadores de 27 países e “transforma 14 locais, no Porto, em espaços dinâmicos e criativos com 123 ‘visit.ações’ que inspiram os públicos a participar em atos de empatia artística”.

O CFE é um dos parceiros estratégicos, tendo como especialistas convidados a coordenadora do centro, Helena Freitas, e os investigadores Cristina Nabais e Miguel Ferreira.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas através do ‘link’ https://bienal23.bienalfotografiaporto.pt/.