Coimbra  14 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trouxemil e de Torre de Vilela mostram património religioso

14 de Maio 2023 Jornal Campeão: Trouxemil e de Torre de Vilela mostram património religioso

Com o programa de visitas “Por Terras de São Tiago”, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pretende divulgar o património cultural existente nas freguesias relacionadas ao culto do São Tiago. Ao mesmo tempo, a autarquia enriquece a sua oferta turística.

A visita a Trouxemil vai decorrer a 27 de Maio, a partir das 15h00, acolhendo o mínimo de 10 e o máximo de 30 participantes. O ponto de partida é a Igreja Matriz de Trouxemil. A visita segue, depois, para o Cruzeiro, o templete das Alminhas, o mural de São Tiago e, termina, na Capela de Nossa Senhora das Neves.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, através do telefone 239702630, por e-mail (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt) ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Aconselha-se o uso de calçado e roupa confortáveis.

Recorde-se que no mês de Abril, a iniciativa “Por Terras de São Tiago” arrancou na freguesia de Almalaguês, no dia 30, com um programa dinâmico que convidou a apreciar a Igreja Paroquial – edifício barroco de grande simbolismo histórico – dedicada ao culto de São Tiago, mas também a Capela de São Pedro e o Cruzeiro do Santo Cristo. Do programa fez, ainda, parte o artesanato local, nomeadamente a tecelagem, arte ancestral de uma riqueza patrimonial incalculável, fruto do saber e talento das tecedeiras, que transformam Almalaguês num centro de tecelagem manual único no país.