O Instituto Pedro Nunes (IPN) realiza, no dia 24 de Maio, no Auditório do Edifício D, pelas 14h00, o evento “A Patente Unitária Europeia: um ‘game changer’ para inovadores e empreendedores?”, em colaboração com a Patentree, Sociedade de Agentes Oficiais de Propriedade Industrial. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.
A Patente Unitária Europeia entra em vigor no próximo dia 1 de Junho e trará relevantes mudanças ao sistema de protecção, custos envolvidos e tutela de invenções no espaço Europeu, com potencial impacto directo nas empresas, universidades e inventores individuais portugueses.
A iniciativa será centrada no tema da Patente Unitária Europeia, abordando o sistema de patentes e o seu impacto nas empresas de base tecnológica. As empresas Hydrumedical e Ineye serão apresentadas aos participantes como exemplo do uso efectivo do sistema de patentes como catalisador de projectos empresariais inovadores. Haverá, ainda, um momento de networking
Programa:
14h00 – Registo/credenciação dos participantes
14h15 – Abertura dos trabalhos (João Gabriel Silva, presidente da Direcção do Instituto Pedro Nunes)
14h20 – Nota introdutória sobre o sistema de patentes e o seu impacto nas empresas de base tecnológica (José Ricardo Aguilar, Head of Legal & IP do Instituto Pedro Nunes)
14h30 – A Patente Unitária Europeia – regime, alterações substanciais ao sistema de patentes, os “prós & contras” (Luís Ferreira, Agente Oficial de Propriedade Industrial, PATENTREE)
15h30 – Q&A
15h45 – Pausa
16h00 – Testemunhos sobre o uso efectivo do sistema de patentes como catalisador de projectos empresariais inovadores
Alexandre Barros – Hydrumedical S.A.
Marcos Mariz – Ineye, Lda.
16h45 – Mesa redonda / discussão final: A Patente Unitária Europeia e as empresas portuguesas
Moderação: José Ricardo Aguilar (Instituto Pedro Nunes)
Participantes: Luís Ferreira (PATENTREE), Alexandre Barros
(Hydrumedical), Marcos Mariz (Ineye)
17h30 / 18h30 – Network drink