No dia 16, a decorrer entre as 10h00 e as 13h00, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra recebe o programa que assinala o Dia Nacional dos Cientistas, numa parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, destina-se a todos os públicos e tem entrada livre.
A somar à mostra de ciência e à conferência apresentada por João Ramalho-Santos, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, que contará ainda com a presença de Susana Galvão, do Santander Universidades, será inaugurada a exposição A arte de Bordalo II & (Less)PlasticBrain, na Micro Science Photo Gallery do Exploratório. Entre as 10h00 e as 13h00, Água – uma exposição sem filtro terá acesso livre a todos os visitantes.
Destinadas ao público escolar e integradas igualmente na Semana sobre Espécies Invasoras 2023: Portugal & Espanha, vão decorrer ainda duas sessões do workshop Alerta! Invasoras à vista, de acesso gratuito, mas com marcação obrigatória.
O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 para celebrar e reconhecer a contribuição inovadora da comunidade científica no avanço do conhecimento. A data de nascimento de José Mariano Gago, antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e grande impulsionador do desenvolvimento científico e da divulgação de ciência em Portugal, foi escolhida para homenagear o seu legado.