Três edifícios com história, situados nas freguesias de Cordinhã, Murtede e Cantanhede e Pocariça, vão ser recuperados no âmbito das respectivas candidaturas ao concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projectos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.
Os contratos relativos às três intervenções foram entregues, simbolicamente, na sexta-feira, pela presidente do Município, Helena Teodósio.
“Estas janelas de financiamento são extremamente importantes. Não estamos a falar de obras de milhões, mas de obras importantes para as comunidades locais.
Recuperar o património é também uma forma de impedir a desertificação das pequenas localidades”, entende Helena Teodósio, que elogia a AD ELO por apostar nestes programas de recuperação de imóveis nas aldeias.
Na Cordinhã, o Rancho Folclórico de Cordinhã propõe-se recuperar um antigo armazém de produtos agrícolas, que adquiriu recentemente, para desenvolver actividades culturais, tornando-o num espaço de convívio e cultura ao serviço da população.
Financiada a 80% por fundos comunitários, a intervenção tem um custo global de 135.398,40 euros e inclui melhorias ao nível dos revestimentos e molduras dos vãos, bem como da caixilharia e a criação de uma pala para resguardo do vão principal de entrada.
Prevê-se ainda uma platibanda, em chapa metálica, para dissimular a cobertura existente. A intenção passa por dar uma roupagem mais actual e simultaneamente conseguir uma integração com as construções existentes, onde predominam as habitações unifamiliares em banda.
Na freguesia de Murtede, a candidatura efectuada pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Murtede visa a preservação da igreja da aldeia de Murtede, ao nível da cobertura e aspecto exterior e interior, que se encontram com muitas infiltrações de água, quer ao nível da cobertura, quer nas paredes.
O investimento elegível é de 189.051,81 euros, com um financiamento de 151.241,45 euros. Já a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça pretende revitalizar a antiga Escola Primária de Lírios, adequando o espaço envolvente como local de encontro intergeracional, dotando a comunidade de S. José e Varziela de um espaço de convívio e lazer.
A intervenção, orçada em 86.459,86 euros e também com um financiamento de 80% por fundos comunitários, prevê a revitalização do logradouro da antiga escola primária, que contempla três elementos no mesmo espaço, nomeadamente elementos de diversão e recreio infantil, mesas e elementos para jovens e adultos usufruírem e uma churrasqueira e forno comunitário com cobertura. O objectivo é dotar o edifício de melhores condições e de conforto num espaço que se pretende que continue a ser de encontro, de fruição e de formação.