Coimbra  3 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial da Fibromialgia assinalado com iluminação a roxo em Coimbra

11 de Maio 2023 Jornal Campeão: Dia Mundial da Fibromialgia assinalado com iluminação a roxo em Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra associa-se às comemorações do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinala na sexta-feira, dia 12, com a iluminação dos Paços do Concelho com luz roxa.

A autarquia adianta que, “no distrito de Coimbra, estão diagnosticadas 83 pessoas com esta doença, segundo os registos da Associação Portuguesa de Fibromialgia”.

Esta patologia reumática crónica, acrescenta o comunicado, “afecta cerca de 1% da população portuguesa e é a segunda doença reumática causadora de mais incapacidade”.

A Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF) foi fundada a 27 de Abril de 2016, depois de quatro anos como blog/página “Jovens Portadores de Fibromialgia (Portugal)”. À semelhança do ano passado, lançou, este ano, o desafio à CM de Coimbra para se associar às comemorações do Dia Mundial, com a iluminação dos Paços do Concelho com luz roxa.

A APJOF é uma associação sem fins lucrativos, que apoia, sensibiliza e trabalha em prol das pessoas diagnosticadas com fibromialgia e as suas famílias. Desenvolve eventos de cariz informativo e lúdicos para os doentes e sociedade em geral. Trabalha em projectos e petições que possam, de alguma forma melhorar, os acessos aos cuidados de saúde e os direitos das pessoas com este diagnóstico.

“Apesar da fibromialgia ter sido reconhecida, em 1992, pela Organização Mundial de Saúde, de existirem circulares normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, ainda há muitos profissionais de saúde (e não só) que não acreditam nesta patologia e não conseguem reconhecer como seria importante ajudar estes doentes”, pode ler-se na informação dos serviços que enquadra a participação simbólica da CM de Coimbra, citando o pedido da associação.