Coimbra  14 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC vai criar um regulamento para apoiar a aquisição de imóveis das Repúblicas

6 de Maio 2023 Jornal Campeão: CMC vai criar um regulamento para apoiar a aquisição de imóveis das Repúblicas

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar na próxima Reunião de Câmara, dia 8 de Maio, a abertura do procedimento administrativo com vista à elaboração do Regulamento Municipal de Protecção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, para enquadrar o apoio da autarquia na aquisição dos imóveis das Repúblicas de Estudantes.

Ao abrigo do Regime de Reconhecimento e Protecção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural, o Executivo Municipal vai levar à próxima reunião a proposta de abertura de procedimento para a elaboração do Regulamento Municipal de Protecção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. O objectivo é encontrar um enquadramento legal para apoiar financeiramente as Repúblicas de Estudantes de Coimbra, reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural, através de uma comparticipação do Município até 10% do valor total da aquisição dos imóveis onde as mesmas se encontrem instaladas e/ou tenham a sua sede.

A questão surge na sequência dos pedidos de apoio formulados pelas Associações Real República Rápo-Táxo e Real República dos Fantasmas, na qualidade de Entidades de Interesse Histórico e Cultural, permitindo um enquadramento legal que possibilite esse apoio, à semelhança do que sucede na Universidade de Coimbra desde 2015, tal como refere a informação municipal.

A propósito, no passado dia 12 de Abril, decorreu uma reunião entre o presidente da CMC, José Manuel Silva, os vereadores Miguel Fonseca e Carlos Lopes, o presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, e representantes da Academia e das Associações Real República Rápo-Táxo e Real República dos Fantasmas que, desde 2018, são reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local por parte da CM de Coimbra. Na sequência desta reunião, José Manuel Silva determinou que “seja dada prioridade à elaboração deste regulamento” que permita a atribuição de apoio financeiro, por parte do Município.