Os serviços da Câmara de Coimbra têm reunido com os operadores que detém suportes publicitários no concelho, para os sensibilizar relativamente ao que deve ser acautelado no espaço público.
A Câmara Municipal de Coimbra sublinha que tem a competência de instruir procedimentos de licenciamento e de gestão de espaços publicitários no espaço público, no âmbito do Regulamento Municipal de Ocupação de Espaço Público, Publicidade e Propaganda.
O objectivo das reuniões com os operadores, segundo a autarquia, “é evitar a remoção coerciva de painéis que não estejam devidamente licenciados”, com a Câmara a anunciar que, em breve, “todos os suportes vão ser inseridos no Sistema de Informação Geográfica municipal e visualizados por todos”.
Para o acompanhamento do processo a autarquia criou uma equipa multidisciplinar, que abrange as áreas de Arquitectura, de Engenharia Civil, dos Espaços Verdes e da Fiscalização, que tem vindo a reunir com vários operadores de suportes publicitários do concelho, com o objectivo de os sensibilizar para o que deve ser acautelado no espaço público.
“A segurança rodoviária, a mobilidade pedonal – especialmente de pessoas com mobilidade reduzida -, a protecção do património arbóreo e as questões estéticas são algumas preocupações da autarquia, que foram abordadas junto dos operadores de suportes publicitários”, refere o Município.
Segundo a Câmara, foi igualmente comunicado que “se pretende tornar o processo mais eficiente e sustentável, com a total desmaterialização utilizando, para isso, os serviços online do Município”. “Por uma questão de transparência pretende-se que a identificação dos painéis, que é obrigatória, seja feita com recurso a um QRCode que contenha os dados do licenciamento respectivo, com destaque para a sua validade”, acrescenta.
A Câmara de Coimbra lembra que “o incumprimento reiterado das condições de licenciamento pode, após as respectivas notificações previstas na legislação, conduzir à remoção coerciva desses suportes considerados ilegais”.