O Município de Cantanhede reforçou a capacidade operacional dos equipamentos, com a aquisição de uma nova pá carregadora de grande porte, num investimento que ronda os 160.000 euros.
Segundo Helena Teodósio, presidente da Câmara, esta aquisição “está integrada na estratégia adoptada pela autarquia tendo em vista a renovação da frota de veículos e também das máquinas e equipamentos adstritos à Divisão de Administração Directa e Apoio às Freguesias”.
Este novo equipamento tem capacidade operativa superior a 15 toneladas e está equipado com um balde frontal capaz de movimentar de uma só vez 2,5 m3, cumprindo as mais recentes normas europeias a nível de emissões de CO2 para motores a combustão.
“O novo veículo irá permitir a realização de trabalhos pesados e de elevada exigência em todo o concelho, conferindo uma capacidade operacional para auxiliar nas pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas”, assegura a autarquia.
A Divisão de Administração Directa e Apoio às Freguesias terá assim oportunidade de continuar a operar a requalificação, manutenção e beneficiação de caminhos vicinais/rurais, pavimentos que abrangem uma vasta extensão deste género de vias de comunicação.
A Câmara destacou ainda que, apesar de integrarem as competências atribuídas às juntas de freguesia, o Município tem vindo a apoiar este género de trabalho, tanto financeiramente, como através do fornecimento de material, máquinas e profissionais.