Coimbra  25 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão de Coimbra desafia público a reflectir sobre a ideia de tempo em “Time”

16 de Março 2023

O Teatrão vai dar o “pontapé de saída” do festival Abril Dança em Coimbra, estreando a peça de dança “Time”, que promete desafiar uma sociedade cada vez mais acelerada a reflectir sobre a ideia de tempo.

A estreia de “Time” está agendada para o dia 30 de Março, no Teatrão, podendo a peça, que utiliza a linguagem subjectiva da dança, ser vista até dia 22 de Abril.

Dirigido pela coreógrafa Aldara Bizarro, este espectáculo foi criado para três actores e gira em torno de um tema tão complexo como é o tempo e como cada pessoa o encara à sua maneira.

Durante um ensaio de “Time” foi possível perceber que ao elenco juntou-se um quarto elemento, uma intérprete de língua gestual portuguesa, que acaba por fazer parte integrante do espectáculo, ajudando na procura da compreensão da natureza do tempo.

Em torno de uma rampa, os quatro elementos interpretam o tempo de maneira diferente, sujeitos à influência das condições do momento.

Ora aceleram o passo, ora desaceleram, mas não descobrem a fórmula para parar o tempo, “comandado” por relógios, máquinas, redes sociais, ou até por recordações do passado e preocupações do futuro.

O tempo dos diferentes heterónimos de Fernando Pessoa, de Florbela Espanca ou até a explicação de Einstein aguçam a reflexão em torno de um tema que tem tanto de complexo como de subjectivo.

Com cerca de 60 minutos, este espectáculo é direccionado a adolescentes, fazendo parte de um ciclo de programação da companhia de Coimbra, alavancado no seu projecto pedagógico Classes de Teatro, que conta com perto de uma centena de jovens.

“A partir desta criação, vamos lançar um novo projecto, o Fórum Jovens Críticos, um espaço de discussão e reflexão sobre os espectáculos a que os jovens assistem. O primeiro fórum terá como convidados alguns programadores da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, colocando em discussão os desejos e preocupações desta faixa etária no que toca à programação cultural”, informou ainda o Teatrão.