O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), na Tocha, no concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), vai reabrir, na segunda-feira, a biblioteca científica do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais.
A abertura da biblioteca científica está agendada para a próxima semana, na segunda-feira, dia 20 de Março, aquando da visita do director executivo da Sasakawa Health Foundation, no Japão.
A biblioteca científica do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, recentemente requalificada, constituirá mais um pólo do Núcleo Museológico do Centro, inaugurado em 2021.
A biblioteca vai passar a disponibilizar aos investigadores “o seu acervo documental, especializado nas áreas de medicina, saúde pública, dermatologia e leprologia, onde se incluem publicações de todo o mundo, algumas raras em Portugal, e que auxiliaram o corpo clínico da antiga leprosaria no tratamento e estudo da doença de Hansen, desde 1947”, acrescenta nota enviada.
O CMRRC-RP recebe na segunda-feira a visita de Takahiro Nanri, director executivo da Sasakawa Health Foundation, instituição japonesa que tem apoiado, desde 2017, o projecto de salvaguarda e revitalização do património do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, também conhecido por leprosaria nacional.
Pelas 15h00 está prevista a cerimónia de abertura da biblioteca, na qual deverão marcar presença a directora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
A DRCC dá ainda nota de que o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais, o único dedicado à hanseníase em Portugal, que tem sido “bastante procurado por visitantes nacionais e estrangeiros”, vai passar a disponibilizar “visitas com áudio-guias bilingues”.
Entidade inserida no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro presta “cuidados de saúde diferenciados na área da medicina física da reabilitação à população residente na sua área de influência, correspondente aos seis distritos da Região de Saúde do Centro” (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu).