Coimbra  20 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis: Leirena Teatro dá um mergulho no impacto humano nos oceanos

11 de Março 2023 Jornal Campeão: Góis: Leirena Teatro dá um mergulho no impacto humano nos oceanos

O espectáculo de teatro “Caldeirada” estreia em Góis no próximo dia 19 para alertar para o impacto da humanidade nos oceanos. A peça de intervenção ambiental foi criada a partir de um fado de Amália Rodrigues, que conta a história de um grupo de peixes que se reúne numa caldeirada para discutir os efeitos da acção do homem nos oceanos.

A ideia para o espectáculo surgiu do encenador Frédéric da Cruz Pires, que montou uma produção multidisciplinar com seis performers: dois intérpretes de guitarra portuguesa e guitarra clássica, uma bailarina e um artista plástico. A peça tem como objectivo abordar a ganância em torno da economia do peixe e do mar, assim como a forma como a pesca é feita.

O espectáculo é muito físico e terá tradução em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e folha de sala inclusiva, além da possibilidade de sessões de mediação para estudantes. Depois de Góis, “Caldeirada” seguirá para Viana do Castelo, onde será apresentado no Teatro Sá de Miranda, no dia 17 de Maio.

A peça é co-produzida pelo Leirena Teatro com os municípios de Góis e de Loulé, em parceria com Viana do Castelo, através da Câmara Municipal, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Centro de Mar. A digressão prolonga-se até 2024, com apresentações confirmadas na Covilhã, Caminha e Vila Praia de Âncora.

“Este é um espectáculo para ser feito em espaços convencionais, como teatros, mas também em espaços não convencionais: na rua e até mesmo na praia. Uma pessoa pode estar a ter o prazer de apanhar um banho de sol e de repente está o espectáculo a acontecer”, adiantou o encenador. A entrada para a estreia em Góis é livre, mediante levantamento de bilhete no Posto de Turismo Municipal.