O evento “EdTech Summit Portugal 2023” arranca já amanhã (10) e prolonga-se até sábado (11), no Convento São Francisco, em Coimbra.
A iniciativa busca criar espaços de reflexão sobre o presente e o futuro da educação, partilhar experiências e apresentar as novas tecnologias aplicadas ao ensino.
A sessão de abertura, marcada para às 11h30, contempla painéis de discussão sobre “o papel do professor no novo contexto de aprendizagem”, “inovação curricular na escolaridade obrigatória”, “o futuro da educação”, “inclusão e ecossistemas educativos” e com a participação de docentes e dirigentes do ensino básico, secundário e superior .
O programa inclui também conferências de oradores internacionais, workshops e uma feira com a apresentação de soluções de tecnologia e inovação aplicadas à educação, espaços Show and Tell (partilha de boas práticas), Speed Sharing (relação entre escolas e empresas) e diversos momentos culturais.
Além disso, conta com a intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, e participação remota da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
“A EDTech Summit Coimbra 2023 vai permitir discutir, agregando às diversas partes interessadas, grandes desafios que hoje se colocam ao ensino, quer nos níveis básico e secundário, quer no ensino superior. Um desses desafios relaciona-se com os modos de articulação entre a tecnologia, como meio, e os valores e fins essenciais da educação”, afirma a Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atractividade, Cristina Albuquerque.
A sessão de encerramento do evento decorre às 17h30 (no sábado, 11) e vai estar a cargo de Cristina Albuquerque e do presidente da autarquia, José Manuel Silva.
A EdTech Summit Portugal 2023 é organizada pela UC, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (no âmbito do projeto Living the Future Academy), da Câmara Municipal de Coimbra, do envolvimento de várias entidades nacionais e internacionais do sector da educação e de empresas de tecnologias educativas.