A Cooperativa Bonifrates volta a apresentar, hoje (8), pelas 21h30, no Teatro-Estúdio Bonifrates (Casa Municipal da Cultura), a peça As intermitências da morte, baseada no romance homónimo de José Saramago, com adaptação teatral de João Maria André e encenação de João Paulo Janicas. Este espectáculo insere-se nas comemorações do centenário da Biblioteca Municipal e os utentes com cartão de leitor têm acesso gratuito a esta sessão.
A peça dá conta de como a morte suspende a sua actividade e depois volta a retomá-la, mas com aviso prévio, com todas as consequências sociais, políticas e religiosas. A encenação, como diz João Paulo Janicas “é atravessada por estas ideias fortes: a realidade, a aparência, a metamorfose – isso que a televisão se especializou em servir-nos em tela e tapume, como a luz aos prisioneiros na caverna de Platão; a persistência da vida, de que a robustez da pedra não é senão um arremedo – posto que a terra tremendo há de cindi-la, a água corrente amaciá-la e um viajante ver-se-á recostado nela para, então, finalmente, repousar”.
A peça conta com cenografia de José Tavares, figurinos de Cristina Janicas, desenho de luz e vídeo de Nuno Patinho, cartaz de Ana Biscaia e fotografias de Tiago Mota, além de um elenco constituído por Alexandra Silva, Beatriz Ferreira, Carla Mariana Pinto, Cristina Janicas, Francisco Paz, João Maria André, João Damasceno, José Castela, José Manuel Carvalho, Maria José Almeida, Maria Manuel Almeida, Mariana Abrunheiro, Paula Santos, Rui Almeida e Vítor Carvalho
O espectáculo, financiado pela Câmara Municipal de Coimbra, terá, em Março, outras representações a 10, 16, 18, (17h00), 21, 24, 27 (Dia Mundial do Teatro) e 31. A reserva de bilhetes pode ser efectuada através do email bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916 615 388.