Coimbra  27 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada envia material escolar e livros para Moçambique

2 de Março 2023 Jornal Campeão: Mealhada envia material escolar e livros para Moçambique

O Município da Mealhada juntou-se a uma acção de solidariedade para ajudar crianças em Nampula, uma das regiões mais pobres de Moçambique. A iniciativa envolveu a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas da Mealhada, a Associação Gongô e o Exército Português.

Foram recolhidos livros, manuais e material escolar no concelho da Mealhada, que foram entregues no passado dia 24 de Fevereiro na Academia Militar – Amadora, onde serão preparados para posteriormente serem enviados para Nampula. A campanha acabou por juntar mais de 40 instituições.

O tenente-coronel Luís Lopes, militar do Exército Português em missão em Moçambique desde Setembro de 2022, teve a iniciativa de solicitar a colaboração do Município da Mealhada para esta acção de recolha de bens necessários em Nampula. Esta região do norte de Moçambique é muito pobre, com escolas marcadas pela enorme falta de recursos, desde os professores, aos manuais e material escolar. Centenas de crianças não têm praticamente nada.

Luís Lopes já tinha desenvolvido em 2013 duas acções de solidariedade que permitiram colocar cerca de 45.000 livros e alguma roupa e calçado em escolas da região de Maputo.

O tenente-coronel Luís Lopes salientou a importância destas acções de solidariedade, referindo que, “por muito pequeno que seja o contributo, ele contribuirá para um grande mar de felicidade que percorrerá a vida de muitas dessas crianças”.

A adesão do Município da Mealhada a esta iniciativa de solidariedade contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Mealhada e com a Associação Humanitária Gongô, que tem em desenvolvimento o projecto de reabilitação de uma escola em São Tomé. Actualmente, a associação está a preparar a sua intervenção e vai apoiando outras organizações e iniciativas, como esta.