O Município de Penacova, em articulação com o IEFP de Coimbra, irá promover o Curso de Português Língua de Acolhimento, de nível A1+A2, com uma duração total de 150 horas, destinado à população migrante no concelho.
O curso terá início na próxima segunda-feira, dia 27, e terminará a 30 de Junho (4 meses), em horário pós-laboral (das 18h30 às 21h30).
A formação contará com a participação de 16 pessoas de várias nacionalidades, nomeadamente oriundas da Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, Polónia, Suécia, Inglaterra e tendo em conta a área de residências da maioria dos inscritos, esta irá realizar-se na sala de formação da sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego.
No decorrer da formação será prestado o serviço de acolhimento e cuidados a cerca de 12 crianças, pertencentes aos agregados familiares dos formandos, através da dinamização de acções e actividades lúdicas e pedagógicas de língua portuguesa, por uma equipa multidisciplinar constituída no âmbito do Projecto Esperança – Centro de Apoio a Refugiados, apresentado pelo Município de Penacova ao Fundo para o Asilo, a Migração e Integração (FAMI).
Esta acção visa promover o domínio da língua portuguesa para uma melhor comunicação com o outro e interacção com a sociedade de acolhimento e revela-se fundamental para uma plena integração na sociedade portuguesa, incluindo no mercado de trabalho. É ainda indispensável para a apresentação dos pedidos de nacionalidade portuguesa, de concessão de autorização de residência permanente e de concessão do estatuto de residente de longa duração.