O Centro Cultural Penedo da Saudade do Politécnico de Coimbra vai acolher uma exposição de pintura intitulada “Hope”, da autoria de Lyudmyla Symochko, integrada no projecto “Art for Peace”. A inauguração está marcada amanhã (5), às 16h00, e a exposição vai estar patente de terça-feira a domingo, das 14h00 às 20h00, até dia 19 de Março.
A exposição reúne pinturas em acrílico sobre tela que representam reflexões sobre o mundo e suas desavenças, com particular ênfase na guerra na Ucrânia, os sentimentos que essas reflexões despoletaram na autora e a esperança num mundo melhor com paz e amor para todos os povos. “Quero traduzir na tela os meus sentimentos e pensamentos, transmitindo paz e amor”, refere a artista. A exposição é composta por 12 obras que, simbolicamente, representam os 12 meses de duração da guerra na Ucrânia.
A autora da exposição, de nacionalidade ucraniana, vive em Coimbra, onde lecciona como professora convidada no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC-IPC) e na Universidade de Coimbra, na área da microbiologia ambiental.
Durante o percurso académico de Lyudmyla Symochko, dedicado às áreas científicas da biologia e da ecologia ambiental, também fazem parte os estudos artísticos, pelo que a Arte e a sua expressão sempre esteve presente na vida da autora de forma muito impactante. Sendo uma “amante” da natureza e uma ambientalista, a autora também se inspira na natureza para pintar, sendo a natureza a “tela” de eleição para as suas obras.
A autora pretende que qualquer provento advindo desta exposição seja revertido em apoio às crianças ucranianas que estão a sofrer com a guerra.