Coimbra  29 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Galeria de Arte Albuquerque e Lima inaugura exposição de Kim Molinero

13 de Janeiro 2023 Jornal Campeão: Coimbra: Galeria de Arte Albuquerque e Lima inaugura exposição de Kim Molinero

A Galeria de Arte Albuquerque e Lima inaugura, esta sexta-feira, a exposição “Desnudos e Partial Body”, do artista Kim Molinero, pelas 18h00, na Rua Egas Moniz Lote 14 – Loja 5 (em frente ao Parque Infantil da Solum), em Coimbra.

Kim Molinero nasceu em Alcântara, Lisboa, em 1954, é um autodidacta de artes plásticas e a sua actividade profissional foi sempre nas áreas financeira e imobiliária, como cconomista. Foi jornalista na “A Capital”, “Luta Popular”, “Jornal do Oeste” e no “Sempre Pronto”, escreve poesia e faz fotografia.

Em 1970 começou a pintar aguarelas que vendia nos passeios da Nazaré, Lagos e Albufeira para onde ia de boleia e cujas paisagens eram a base da sua pintura. Em 1993 recomeça esporádicamente a pintar em óleo e acrílico quadros que foi oferecendo.

Em 2005, depois de algumas criações em aguarela, pastel, acrílico e óleo e por pressão e encomendas dos seus amigos, recomeçou com a força de uma maturidade de ideias e vontade de exprimir o que lhe vai na mente e na alma, para que a memória nunca se apague e o tributo perdure… pela arte.

Hoje, procura o reencontro com as essências da vida, da cor, das emoções e o carinho dos que o incentivam, espelhando no traço e na paleta a sua mensagem e o seu saber como sublime expressão de partilha e emoção.
Kim Molinero iniciou recentemente a pintura em azulejo e faz escultura, considerando que “em Arte não há pressas… apenas a criatividade e a sua forma de ver as coisas e o mundo espelhandos um poema em palavras não ditas em tela”.