As férias activas de Natal, promovidas pelo Município da Lousã, decorreram entre os dias 22 de Dezembro e 2 de Janeiro, e contaram com a participação de cerca 40 crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos.
Foram várias as iniciativas desta edição, das quais se destacam o teatro de sombras, as oficinas de música, actividades com o #clds4gLousãActiva, actividades aquáticas na piscina municipal, a visita ao Castelo Mágico em Montemor-o-Velho e a oficina de vídeo e som em parceria com a Status – Escola Profissional Lousã.
A programação das Férias Activas de Natal de 2022 resulta também do trabalho realizado no âmbito do projecto Playful Paradigm II, financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT. Este projecto congrega o Município da Lousã e as cidades de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia) e tem como objectivo promover a inclusão, a solidariedade intergeracional, a resiliência, os estilos de vida saudáveis e contribui para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).