O Conselho de Curadores da Fundação Bissaya Barreto tem desde ontem (dia 28) três novos elementos: António Bagão Felix, José Cruz Vilaça e Margarida Mano.
O Conselho de Curadores é um órgão consultivo, presidido por José Manuel Moreira Cardoso da Costa, apoiando o Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto no desempenho das suas funções.
António Bagão Felix, licenciado em Economia e Finanças, foi membro do Conselho de Estado, ministro das Finanças e da Administração Pública e da Segurança Social e do Trabalho, vice-governador do Banco de Portugal e Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional e da Segurança Social.
José Cruz Vilaça tem licenciatura em Direito, mestrado em Ciências Político Económicas e doutoramento em Economia. Juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia, presidiu o Conselho de Disciplina da Comissão Europeia, a Comissão encarregada da Revisão da Legislação da Concorrência e da preparação dos Estatutos da Autoridade da Concorrência (AdC) e o Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias. Foi também secretário de Estado para a Integração Europeia, da Presidência do Conselho de Ministros e da Administração Interna.
Margarida Mano é formada em Economia, Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra e doutorada em Gestão. É vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, presidente da FORGES – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa e vogal da Transparência e Integridade de Portugal-TI PT. Ocupou o cargo de ministra da Educação e da Ciência do XX Governo Constitucional e foi deputada à Assembleia da República na XIII Legislatura. Foi ainda vice-Reitora, pró-Reitora e administradora da Universidade de Coimbra.