Coimbra  15 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório inaugura Água – uma exposição sem filtro

25 de Novembro 2022 Jornal Campeão: Exploratório inaugura Água – uma exposição sem filtro

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra inaugura amanhã (26), às 17h00, “Água – uma exposição sem filtro”.

A sessão será presidida pela ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e terá a presença de Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e de Paulo Trincão, director do Exploratório. A exposição estará aberta ao público a partir de domingo, 27 de Novembro de 2022, no horário do Exploratório: 10h00-13h00 | 14h00-18h00.

Numa altura em que a escassez de água começa a atingir severamente o país e afecta milhões de pessoas em todo o mundo, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra apresenta uma exposição que é, ao mesmo tempo, um alerta e uma oportunidade para que todos nós, miúdos e graúdos, cidadãos e entidades oficiais, educadores e investigadores, assumamos a quota-parte da responsabilidade que nos cabe no uso eficiente desse bem precioso que permite a vida na Terra: a água!
Produção Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, “Água – uma exposição sem filtro” dá voz ao direito básico a água potável com a ajuda da ciência, da tecnologia e o compromisso de todos. Num registo positivo, cativante e acima de tudo consciente, convida a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso deste bem essencial. A exposição surge no contexto da Década Internacional para a Acção – Água para o Desenvolvimento Sustentável e enquadra-se no Objectivo 6 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.

Composta por 30 módulos interactivos, a mostra desafia o visitante a assumir um compromisso pela água, numa apresentação em três línguas: português, inglês e espanhol. Em quatro áreas temáticas são explorados os contrastes entre a vida com e sem acesso a água, em cenários presentes e futuros.