A Ourivesaria Costa, situada na porta 153 da Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra, comemora, hoje (11), 86 anos e é com orgulho que continua a servir várias gerações e a tornar cada momento ainda mais especial na vida das pessoas.
O dia é de festa para este espaço emblemático da cidade que devido à sua formosa idade lhe atribui o estatuto de ourivesaria mais antiga de Coimbra. No entanto, para o proprietário, José da Costa, não há festejo nenhum melhor do que “dizer que estamos cá”. É desta forma que o empresário, de 91 anos, quer assinalar mais um ano de vida da sua loja.
Com enorme prestígio, a Ourivesaria Costa foi, recentemente, considerada como uma loja com história, estatuto atribuído por unanimidade pelo executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). “É muito bom receber este reconhecimento e é sobretudo um orgulho. Comecei aqui em miúdo, é evidente que fico contente que a Ourivesaria Costa seja considerada com história”, frisou o proprietário do estabelecimento que assume este cargo há 79 anos.
Fundada em 1936, a Ourivesaria encontra-se em actividade, ininterrupta, e tem como objectivo o comércio de ouro, prata e relógio. Reconhecida pelos seus anéis de curso, a Ourivesaria Costa forneceu gerações de pessoas licenciadas e doutoradas com anéis e pastas de luxo.
O estabelecimento tem uma matriz muito própria na cidade dos estudantes. José da Costa afirma que sempre manteve uma ligação muito forte à Universidade de Coimbra (UC), tendo por isso como logotipo a Torre da UC, que torna uma marca identitária facilmente reconhecida.
José da Costa lamenta os impactos negativos que a pandemia da Covid-19 deixou e assume que os tempos não são fáceis. “A partir da pandemia, com a falta de turismo e falta de poder de compra das pessoas, atravessamos uma fase difícil que ainda está longe de ser recuperada. Estamos longe de atingir a média que tínhamos antes da pandemia”, sublinha.
Contudo, apaixonado pela sua cidade, o empresário reconhece que “há momentos altos e baixos” e que há que continuar a lutar. “Somos pessoas de Coimbra, gostamos da nossa cidade, gostamos que ela seja prestigiada”.
José da Costa afirma que é “um gosto” trabalhar naquilo que sempre gostou e alude que pretende continuar à frente do negócio e que se sente bem a ir todos os dias para a loja. Garante que um dos grandes sucessos da casa é o atendimento que tem para com os seus clientes, reconhecendo que tem muitas pessoas estrangeiras que o visitam devido à sua simpatia e do seu funcionário, Adérito Cioga, que também trabalha no estabelecimento há mais de 30 anos. “Não fazemos mais do que a nossa obrigação. Temos de ficar gratos aos nossos clientes e aos nossos amigos por nos dar oportunidade de continuarmos aqui. É a eles que agradecemos a nossa existência”, realça, declarando ainda que os 86 anos de existência da Ourivesaria Costa são fruto da “dedicação, trabalho e competência” de quem trabalhou e trabalha no estabelecimento.