A Zona Industrial da Relvinha, localizada no Sarzedo, a cerca de cinco quilómetros de Arganil, foi alvo de um investimento global de aproximadamente seis milhões de euros (4,1 milhões de euros comparticipados pelo FEDER). A inauguração vai decorrer no dia 18, pelas 10h30, e a sessão será presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Este investimento, que representa um claro investimento no desenvolvimento económico do concelho, divide-se em duas grandes intervenções. Por um lado, a empreitada de requalificação e modernização do pólo Este, concluída no início de 2021. Desta obra resulta a significativa melhoria das condições de actividade proporcionadas às empresas e o evidente contributo para o aumento da competitividade e atractividade da Zona Industrial da Relvinha. A obra envolveu a pavimentação de troços e arruamentos, incluindo os que se encontravam em terra batida, o reforço da sinalização vertical e horizontal, a criação de passeios e lugares de estacionamento, bem como a substituição da rede de distribuição de água, a requalificação da rede de águas pluviais e o tratamento de taludes. Por outro lado, foi recentemente concluída a ampliação do pólo Oeste, que vai permitir duplicar o número de empresas existentes neste parque industrial.
O processo de ampliação incidiu sobre uma área total de aproximadamente 550 mil metros quadrados, dos quais 240 mil metros quadrados foram destinados à criação de 23 lotes, para instalação de empresas. Todos os lotes estão infra-estruturados com as necessárias redes de infra-estruturas de uso colectivo, nomeadamente redes viárias, electricidade, telecomunicações, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e residuais e de gás.
A Área de Acolhimento Empresarial da Relvinha dispõe de uma localização privilegiada, próxima do IP3, A1 e A25, com fácil acesso a todo o país e à Europa, através da fronteira de Vilar Formoso.