Amanhã (31), pelas 18h00, o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, associados ao Dia Internacional da Matéria Escura, vão promover uma palestra intitulada “À procura da Matéria Desconhecida”.
Será palestrante Paulo Brás, professor auxiliar convidado da Universidade de Coimbra e investigador do LIP.
A sessão é destinada ao público em geral interessado em cultura científica, com participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.
A matéria escura é conhecida apenas pelo seu efeito gravitacional no universo e é essencial para manter as galáxias agregadas. Apesar de ser quatro vezes mais abundante do que a matéria conhecida, continua a escapar a todas as tentativas de detecção.
Nesta palestra discutir-se-á o que é a matéria escura, porque acreditamos na sua existência e como a pretendemos detectar no futuro.
O LIP participa desde 2004 em experiências de detecção directa de matéria escura e conta actualmente com uma equipa de 9 investigadores e estudantes de Coimbra envolvidos na construção e operação do detector LUX-ZEPLIN (LZ), que está a recolher dados numa mina de ouro nos Estados Unidos a 1.500 metros de profundidade e é, desde Julho deste ano, a experiência de detecção directa de matéria escura mais sensível do mundo.