O Coro Sinfónico Inês de Castro da Associação Ecos do Passado apresenta, no dia 29, pelas 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, Coimbra, o concerto de encerramento do X Ciclo de Requiem “Sabat Mater” de G.B. Pergolesi.
“Stabat Mater” é a derradeira obra musical de Giovanni Battista Pergolesi em 1736 e tornou-se uma das suas obras mais célebres após a sua morte. Jean-Jacques Rousseau mostrou apreço pela obra, elogiando o movimento de abertura como “o dueto mais perfeito e comovente que saiu da pena de qualquer compositor”. Inspirado na prece de Maria e por estar integrado no X Ciclo de Requiem de Coimbra, como concerto de encerramento, é dedicado ao amor das mães que perdem e se separam dos seus filhos devido às guerras.
Este é também um concerto evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel (1677), do Mosteiro de Santa Clara a Velha para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, numa homenagem dirigida à grande mulher, mãe e Rainha do passado que se tornou Santa e Padroeira da Cidade de Coimbra, repousando para sempre na magnífica Igreja da Rainha Santa, que acolhe.