A saúde mental é um pilar fulcral para se ser saudável, contudo, ao longo do ciclo vital de uma pessoa, diversos factores podem colocar a saúde mental em risco, entre eles: mudanças sociais, condições de trabalho precárias e stressantes, situações de discriminação e exclusão social, estilos de vida, hábitos de consumo, entre outros.
Conscientes destes factores de risco e da importância da Saúde Mental, o Farol (equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra), no âmbito do plano de actividades, irá realizar a 3.ª edição do Ciclo de Debates intitulado de “Visões sobre Saúde Mental e Dependências”.
O ciclo será composto por três debates que se debruçam sobre a Síndrome de Burnout, os Surtos psicóticos e, por fim, a (Des)Esperança: identidade(s) em continuidade e mudança. Os debates decorrem nos dias 10, 15 e 24 de Novembro, a partir das 18h00, na Livraria Almedina (Estádio Cidade de Coimbra).
A participação no Ciclo de Debates é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas ao máximo de 30 participantes. As inscrições realizam-se online no formulário disponível em: https://forms.gle/TJHSqpJDNwMpdzwp6.
Com este ciclo de debates pretende-se congregar a visão de diferentes especialistas da área da Saúde Mental, com a convicção de que a transmissão do conhecimento dos especialistas e o debate irão favorecer a prática profissional e promover a reflexão destas temáticas, que são de suma importância para a sociedade e, em especial, para os profissionais.